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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Os anos 90 e suas influências no mundo da moda

A moda já mudou muito ao longo dos anos, algumas peças que estão na moda hoje já foram ícones do passado. E por que não relembrar um pouco da moda nos anos 90? Vale a pena conferir e ter a prova que o que vivemos hoje, ainda é, em grande parte, um eco dessa década. 


A moda no início dos anos 90 ainda era influenciada pelo exagero dos anos anteriores, principalmente o colorido. Foram lançados, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou o mercado da moda íntima, que passou a criar peças para serem usadas à mostra, diversificando materiais e cores. Mas encerrava-se um ciclo de moda, e tudo se misturava. A moda era efêmera, marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões.


Usavam-se bastantes calças e saias de cós alto. As calças eram pantalonas e as saias longas, e recebiam estampas de animais como zebra, oncinha e outras. Os vestidos curtos também não eram dispensados. Já os homens usavam muitas calças jeans clara, também de cós alto. Foram aderidos sapatos com bico quadrado e blazer mais justo. Tudo dava um toque de elegância básica e de “peruagem”, o que caracterizou esta época. O delineador, o batom marrom ou cor de boca davam o toque especial.


O maximalismo oitentista chegava ao fim depois de ter esgotado todas as possibilidades de volumes e cores e excessos, numa época em que a economia também experimentava excessos inflacionários tão absurdos quanto as mangas bufantes em tafetá rosa shocking. O minimalismo marca a época, com sua simplicidade e linhas retas e sóbrias, formas duras e estruturadas, com cintura bem definida, saia ampla e top rente ao corpo, onde o menos começou a significar mais. Tem como principais criadores Calvin Klein e Helmut Lang.

A década de 90 era do "menos é mais" e a calça jeans seguiu o embalo do estilo mais reto e sem detalhes.

O movimento grunge (inspirado em grupos como Nirvana e Pearl Jam) ganha força entre os jovens, invadindo o guarda-roupa de toda uma geração. As camisas de flanela (que era o traje compatível com a chuvosa Seattle - cidade mais populosa do estado norte-americano de Washington, onde o grunge nasceu), as meias coloridas, os jeans rasgados e os tennis all star viram uniforme. Uma oposição clara ao culto do exagero. A cor preta se torna uma característica da época e piercings e tatuagens se tornam cada vez mais comuns.


Na segunda metade da década, a moda passou a buscar referências nas décadas anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais), tudo mesclado a modismos dos anos correntes.


Curiosidades do mundo da Moda nos anos 90

Entre as modelos surge a imagem da mulher ideal; Kate Moss. A modelo inglesa encarna o biótipo de beleza da época com sua imagem franzina e magrela. A estética heroin chic, ganha força e o trabalho de fotografia de moda segue um novo caminho, desglamourizado e naturalista.


Modelos brasileiras passaram a chamar a atenção no panorama internacional, em especial Gisele Bündchen, a mais famosa delas. A beleza da mulher brasileira chamou atenção do mundo. Apoiados na indústria têxtil, que se modernizavam, os estilistas perceberam um potencial de exportação. Na década de 90, Alexandre Herchcovitch com todo seu arrojo e estilo, tornou-se a maior personalidade da moda brasileira, atualmente lança suas coleções tanto em Londres quanto em Paris. O profissionalismo e o reconhecimento da moda nacional atingiram significativas proporções ainda nos anos 90. O evento Phytoervas Fashion desencadeou o processo de lançamentos regulares de coleções publicamente por meio de desfiles. Até então, só acontecendo a um público muito restrito nos showroons de cada marca. Transformou-se no evento Morumbi Fashion Brasil, e hoje, sob a tutela de Paulo Borges, o São Paulo Fashion Week, presente no calendário internacional da moda, que acontece duas vezes ao ano para lançamento das coleções dos grandes nomes e grifes da moda brasileira.



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