Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dicas de cuidados para o cabelo masculino

Quem disse que são só as mulheres que cuidam dos cabelos? Atualmente a vaidade está atingindo cada vez mais o sexo masculino, mas o cuidado com os cabelos vai além da vaidade. Segundo especialistas, devida a influência hormonal, o sexo masculino tem maior probabilidade de desenvolver doenças sebáceas, como por exemplo, um problema que é muito comum, a caspa. Desta forma, se faz necessário começar a cuidar dos fios para se prevenir o quanto antes e evitar que este problema aconteça, independente da idade que ele tenha.
Um exemplo de descuido ou falta de informação: muitos homens não se preocupam nenhum pouco com a beleza de seus fios, há muitos deles que lavam o cabelo com sabão de coco ou sabonete, e a grande maioria que utiliza algum tipo de gel, aplica os que são a base de álcool, o que faz com que os fios fiquem ressecados e tenham um aspecto de que estão sujos.


Que tal passar a ter mais cuidado? E por que não? Veja algumas dicas:

1. Atente para a temperatura de seu banho. Quando você toma banho muito quente isso acaba provocando o aumento da produção da glândula sebácea, o que causa o aumento da indesejável caspa e da oleosidade dos fios, se você deseja evitar estes problemas é importante seguir esta dica.

2. Cuidado na lavagem dos fios. A lavagem deve ser feita com shampoo apropriado para o tipo de cabelo, e não com sabonete em barra ou líquido, que tem pH muito diferente de um shampoo.

3. Condicionamento. Mesmo os cabelos com couro cabeludo oleoso precisam de condicionamento no final da lavagem até porque o processo do shampoo deixa os fios mais elétricos e o condicionador consegue equilibrar, o que resulta em fios menos arrepiados, difíceis e duros.

4. A hora de enxugar o cabelo. Este, deve ser um processo calmo, e não repuxando os fios a ponto de quebra-los. Se a pessoa passa a toalha nos fios como quem está “apagando incêndio”, a tendência é tracionar os fios, induzindo a queda. O certo é enxugar os fios sem colocar força, e depois de tirar o excesso de água, massagear o couro cabeludo para estimular a irrigação sanguínea. Um couro cabeludo irrigado reduz em muito a queda de cabelos.

5. Hidratação. O excesso de oleosidade é uma defesa do couro cabeludo por falta de hidratação. Isso fica ainda pior se a pessoa tiver hábitos de usar chapéus e bonés. A cabeça coberta por boné transforma-se num forno com temperaturas até dois graus acima do resto do corpo, mas sendo no couro cabeludo este calor não é desconfortável, tornando-se imperceptível. Muitos jovens começam a ter queda de cabelos por uso excessivo de bonés, sem contar os que precisam trabalhar com capacetes de segurança, por vezes ficando com a cabeça coberta mais de dez horas por dia. 

6. Se usar gel. Procure removê-lo antes de dormir e opte pela utilização de produtos na forma de creme e que não tenha álcool em sua composição.

7. Antes de dormir. Procure sempre deitar para dormir com os fios secos, pois dormir com os fios molhados pode ajudar no aparecimento de fungos no couro cabeludo e até mesmo aumentar a quantidade de caspas no mesmo.

Importante ressaltar: passem a procurar produtos para hidratar e cuidar dos seu cabelo, que são voltados para o seu tipo de cabelo, usar produtos femininos pode trazer algum desconforto, pois o aroma costuma ser  muito adocicado, e também produtos voltados a mulheres são indicados para fios longos e pesados, coisa menos comum nos homens. Opte também por usar alguns produtos de hidratação rápida, como hidratação de três minutos ou, se for o caso, tingimento de dez minutos, estes são alguns itens que podem ajudar os homens ver estes cuidados com outros olhos, já que o principal motivo para não ter este tipo de cuidado é não gostar de perder tempo com estas coisas.


O cabelo é alvo de atenção tanto das mulheres quanto dos homens, principalmente quando se trata da primeira impressão, e pode ser muito relevante numa negociação ou num processo de seleção de candidatos, ou até mesmo na hora da paquera! Enfim, o fato é que uma pessoa com um visual bem cuidado torna-se visualmente mais agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário